Erros SIP: códigos de resposta de erro ao configurar ramal

Se você está tentando configurar seu ramal no Softphone, mas deparou-se com um erros SIP, neste artigo vamos te mostrar o que saiu errado!

SIP é o Protocolo de Iniciação e Sessão. Ou seja, SIP é código de permissão para que você configure seu ramal num aparelho ou aplicativo de ligações telefônicas. Logo, como ele é uma permissão, se as configurações não estiverem de acordo ocasionará em erro: os erros SIP.

Então, caso tenha aparecido algum erros SIP ao tentar configurar o Softphone, você tem que entender qual configuração fez erroneamente para consertá-la e conseguir fazer a configuração corretamente.

Os erros SIP mais comuns são:

  • 401
  • 403
  • 407
  • 408
  • 409
  • 415
  • 480
  • 500
  • 503
  • 504
  • 603
  • 923

Agora, vou explicar para vocês o que significa cada um desses erros SIP e sua possível solução:

ERROS SIP 401 | Não Autorizado

Se este erro apareceu para você, provavelmente, você inseriu uma das informações a seguir de forma errada: usuário de autenticação, servidor SIP ou senha. Mas pode ficar tranquilo! Talvez tenha sido uma letra que você troco. Quem envia essa mensagem de erro é o próprio servidor.

Então, o ideal é retornar nas configurações e conferir os dados informados.

ERROS SIP 403 | Recurso Proibido

Esse erro aparece quando seu próprio provedor de serviços recusa autenticar a configuração.

Então, você tem que entrar em contato com seu provedor de telefone e reportar o erro.

ERROS SIP 407 | Autenticação de Proxy Necessária

Esse erro aparece quando há alguma falha na autenticação do servidor.

Logo, tente colocar o Servidor SIP no campo “Proxy”. Se o problema persistir, entre em contato com seu provedor de telefonia e reporte o erro. Talvez seja necessário configurar um servidor de saída diferente.

ERROS SIP 408 | Tempo limite da solicitação

Esse erro aparece quando o tempo limite da solicitação é excedido. Então, o aplicativo de softphone não conseguiu conectar-se com o servidor a tempo.

Você pode simplesmente tentar posteriormente ou pode tentar os seguintes ajustes:

Como usualmente esse problema está relacionado com o IP de sua rede, você pode ir até as configurações avançadas e tentar fazer ajustes na função STUN e REPORT. Mas tente diferentes combinações e, depois, tente conectar novamente.

Verifique também se há algum bloqueio de firewall.

ERROS SIP 409 | Conflito

Esse pode ser um erro temporário em sua rede, ou pode ser que haja um conflito quanto a este ramal. Isto é, ele pode já estar configurado em outro aparelho.

ifalei voip
Confira neste artigo uma lista com os erros SIP mais comuns

Outros erros SIP

Erro 4XX: Respostas de falha do cliente
400 | Solicitação incorreta
= A solicitação não pôde ser entendida devido à sintaxe incorreta.
405 | Método não permitido = O método especificado na linha de solicitação é entendido, mas não permitido para o endereço identificado pelo URI da solicitação.
406 | Não aceitável = O recurso identificado pela solicitação é capaz apenas de gerar entidades de resposta que possuem características de conteúdo, mas não são aceitáveis ​​de acordo com o campo de cabeçalho.

410 | Não existe = O usuário existiu uma vez, mas não está mais disponível aqui.
413 | Entidade de solicitação muito grande = Corpo do pedido muito grande.
414 | URI de solicitação muito longo = O servidor está se recusando a atender a solicitação porque a URI da solicitação é mais longa do que o servidor está disposto a interpretar.

416 | esquema de URI não suportado = O URI de solicitação é desconhecido para o servidor.
417 | Prioridade de recurso desconhecida = Havia uma tag de opção de prioridade de recurso, mas nenhum cabeçalho de prioridade de recurso.

Mais alguns ERROS do range 4XX

422 | Intervalo de sessão muito pequeno = A solicitação recebida contém um campo de cabeçalho Session-Expires com uma duração abaixo do timer mínimo.
423 | Intervalo Muito Breve = O tempo de expiração do recurso é muito curto.
424 | Informações de localização incorretas = O conteúdo do local da solicitação estava incorreto ou não satisfatório.

428 | Usar cabeçalho de identidade = A política do servidor requer um cabeçalho de identidade, e ele não foi fornecido.
429 | Fornecer identidade do referenciador = O servidor não recebeu um Ide referência indicado válido na solicitação.
433 | Anonimato não permitido = O pedido foi rejeitado porque era anônimo.
437 | Certificado não suportado = O servidor não pôde validar um certificado para o domínio que assinou a solicitação.

438 | Cabeçalho de identidade inválido = O servidor obteve um certificado válido de que a solicitação reivindicada foi usada para assinar a solicitação, mas não conseguiu verificar essa assinatura.
439 | O primeiro salto não possui suporte de saída = O primeiro proxy de saída pelo qual o usuário está tentando se registrar não suporta o recurso “de saída” do RFC 5626, embora o registrador o faça.
470 | Consentimento necessário = A fonte da solicitação não tinha a permissão do destinatário para fazer essa solicitação.

ERRO 5XX: Respostas de falha do servidor

501 | Não implementado = O servidor não tem a capacidade de atender à solicitação, porque não reconhece o método da solicitação. Compare com o método 405 não permitido, em que o servidor reconhece o método, mas não o permite nem o suporta.
502 | Bad Gateway = O servidor está agindo como um gateway ou proxy. Então foi recebida uma resposta inválida de um servidor downstream ao tentar atender à solicitação.
505 | Versão 505 não suportada = A versão do protocolo SIP na solicitação não é suportada pelo servidor.
513 | Mensagem muito grande = O tamanho da mensagem de solicitação é maior que o servidor pode processar.
580 | Falha na pré-condição = O servidor não pode ou não quer atender a algumas restrições especificadas na oferta.

Fonte | Clique aqui.

E então, gostou deste artigo? Esperamos que tenha sido útil e ajudado em sua configuração SIP! E se você ainda possui alguma dúvida sobre o assunto ou outros temas como o que é VoIP, 0800 ilimitado, PABX virtual, rota ITX ou quer conhecer um pouco mais dos nossos planos VOIP, entre em contato conosco e a iFalei vai ajudar você!

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