Diferenças entre PABX analógico e PABX virtual
Você já se perguntou qual a diferença do PABX digital para o PABX analógico?
O PABX, é importante explicar, trata-se de uma central telefônica que é usada pelas mais diversas empresas com a finalidade de melhorar e tornar mais fácil a comunicação por meio das linhas telefônicas.
Ele pode ser do tipo virtual, em nuvem, analógico ou tradicional, que é o que várias empresas ainda usam e possuem dúvidas sobre a migração para o PABX digital.
Pensando em tornar mais fácil a compreensão, vamos mostrar aqui o que é cada um dos PABX e quais as diferenças que existem entre eles. Acompanhe:
Entendendo os dois tipos de PABX
O PABX tradicional ou analógico trata-se do modelo que é mais antigo e que foi desenvolvido para uso com as tradicionais linhas telefônicas.
Ele é usado pelas empresas de maior porte e possui um custo para manutenção bem alto, visto que é necessário ter um servidor físico que vai ficar instalado dentro da própria empresa.
Sempre que a manutenção é necessária, um profissional precisa ir até o local para solucionar o contratempo ou fazer as atualizações necessárias.
O modelo analógico possui diversos recursos que são bem básicos, como é o caso da transferência e do identificador de chamadas, da gestão de ligações externas e internas, a ligação em espera, etc.
Por outro lado, o PABX virtual trata-se de um tipo de serviço de telefonia com funcionamento em nuvem, isso quer dizer que não há a necessidade de se ter um equipamento físico para ele operar, mas sim um software específico.
O modelo do PABX digital é bem menos custoso, já que não há a necessidade da manutenção periódica, sendo possível atualizá-lo e fazer a sua instalação em vários dispositivos com acesso à internet.
O sistema virtual traz vários recursos vantajosos para as empresas, como é o caso do monitoramento das chamadas, do gravador de chamadas, da fila para atendimento e do ramal remoto.
Confira também: quais os melhores aplicativos VoIP gratuitos?
Quais as diferenças do PABX analógico e o PABX Virtual
A tecnologia envolvida
A diferença mais importante entre os dois modelos, com toda certeza, é que o PABX virtual é uma solução com tecnologia mais moderna e que atua com base no CCaaS, enquanto o analógico somente realiza chamadas e as transfere entre ramais.
O CCaaS trata-se de uma plataforma que está sempre em desenvolvimento e tem como finalidade atender sempre às necessidades dos clientes, por meio de novas funções e ferramentas, melhorando assim a experiência do usuário.
Em termos gerais, não há dúvidas de que o PABX digital é sempre a opção mais indicada por contar com melhor custo-benefício, caso da redução de custos e da otimização dos recursos usados.
A diferença em relação às linhas
Ao usar o PABX analógico, você terá que contratar diversas linhas, que podem ser digitais ou analógicas, além da necessidade da conexão física no próprio PABX.
Isso faz com que ele tenha um custo bem alto, já que a maioria das operadoras telefônicas cobra caro por esse tipo de serviço.
Por outro lado, o PABX virtual permite que se tenha linhas virtuais, por meio de uma combinação da internet com o telefone, diminuindo os valores para ligar e tornando mais fácil expandir seu negócio.
Confira também: diferença entre rotas VOIP
Unidade de Atendimento Automático ou URA
No caso do PABX analógico, a música que toca na chamada de espera pode ter uma qualidade menor, já que ele é colocado no interior de outra placa, distinta daquela da URA.
Já no caso do PABX virtual, não há qualquer problema com relação à música de espera, pois existem diferentes níveis dela e do URA, sendo possível usar canções distintas em cada uma das opções de suporte ao cliente.
Veja também: Erros SIP – códigos de resposta de erro ao configurar ramal
Diferença na gestão do PABX
Em um PABX analógico, há a necessidade do suporte físico sempre que qualquer problema surge, pois essa solução é em um equipamento físico e que está dentro da empresa, por meio dos servidores.
Por outro lado, no caso do PABX digital há a disponibilidade para que o cliente possa estender ou diminuir os recursos, caso de ramais e linhas, e ainda otimizar os recursos ao ter um suporte para gerenciamento.
Conclusão
Como você viu, existem grandes diferenças entre PABX analógico e o digital, e o conhecimento delas ajudará você a perceber como o uso da versão virtual é muito mais vantajosa para a sua empresa, sob diferentes pontos.
Neste texto, mostramos algumas das principais diferenças dos dois modelos de PABX, bem como explicamos a respeito do funcionamento de cada um deles de maneira sucinta.
Se você está pensando em contratar um serviço de PABX digital, que tem mais qualidade e vantagens, conheça o plano de PABX virtual do iFalei!