Desvendando o Mistério da Binagem de Números 0800
O que dizem as regras e as fornecedoras sobre a binagem de números 0800?
Introdução
Binagem de números 0800: você já se perguntou por que os números 0800, apesar de serem conhecidos por receber chamadas, não são facilmente binados como outros? Neste artigo, afinal, vamos explorar essa questão intrigante e mergulhar nas respostas fornecidas por algumas empresas do ramo e nas regulamentações da ANATEL.
Por que 0800 é Diferente
A ANATEL classifica os números 0800 como Códigos Não Geográficos. As ligações dos números 0800 destinam à prestação de serviços de telecomunicações. A peculiaridade desses números é: o proprietário do número mantém o custo da chamada, não o chamador. Dessa forma, as chamadas para números 0800 não tem custos para quem as inicia, tornando estes números atrativos e confiáveis.
A Busca pela Binagem de números 0800
Ao pesquisar a possibilidade de binar números 0800 na internet, não encontramos conteúdos claros e objetivos. Nesse sentido, a falta de informações sobre a binagem de números 0800 nos levou a crer que ela era um mistério.
Como fornecedores do serviço, sempre informamos aos nossos clientes que não era possível fazer essa binagem. No entanto, quando os clientes nos questionavam o porquê não tínhamos uma resposta técnica e embasada para fornecer a eles.
Não satisfeitos com este mistério, fomos levados a fazer uma pesquisa mais profunda para entender o motivo dessa não possibilidade para a binagem de números 0800.
Para que isso fosse possível envolvemos a nossa equipe técnica, administrativa e de marketing nessa pesquisa!
O primeiro passo foi questionar as próprias fornecedoras de rotas 0800. E, delas, obtivemos respostas intrigantes . Uma afirmou que binar 0800 é proibido, resultando na binagem de outro número aleatório. Outra, por sua vez, explicou que a binagem não é possível porque os 0800 apenas recebem chamadas, não as originam.
Proibido? A fim de responder a esta pergunta, recorremos então a advogada especializada nas regulamentações da Anatel!
Regulamentação da ANATEL
Para entender melhor a situação, a advogada nos mostrou os artigos 18 e 28 da Resolução nº 749, de 15 de março de 2022, da ANATEL. Esses artigos esclarecem que as instituições destinam os números 0800 à prestação de serviços de telecomunicações, caracterizando chamadas sem ônus para o usuário originador.
Mas a Anatel não afirma, nem proibe a binagem dos números 0800. Este tópico, simplesmente, não é abordado na resolução que regulamenta o uso dos números 0800.
Binagem de números 0800: Legal ou Não?
Com base nas informações disponíveis podemos concluir que a binagem de 0800 não é ilegal. Mas como a efetivação de ligações a partir dos números 0800 não é o objetivo, nem a natureza principal desses números, as operadoras de rotas não disponibilizam a tecnologia necessária para fazer a binagem correta. Os números 0800 são designados para receber chamadas. As fornecedoras relutam em oferecer o serviço devido à falta de tecnologia específica necessária para realizar a binagem nas ligações de saída dos números 0800.
Estratégias de Venda e Golpes Potenciais:
Observamos que alguns provedores prometem binar 0800, levantando a possibilidade de tecnologias específicas ou estratégias de venda. Em contra partida, opinativamente, consideramos que a vulnerabilidade dos usuários a golpes pode aumentar se os 0800 fossem facilmente binados, dada a confiança associada a esses números.
A saída, portanto, é sempre vincular um número com código geográfico para binar as ligações de saída de seu serviço de telefonia.
Conclusão:
Em suma, apesar de não existir uma proibição clara, as fornecedoras optam por tratar a binagem de 0800 como algo “proibido”. A questão permanece em aberto, sugerindo a possibilidade de futuramente fornecedoras aceitarem essa prática, talvez com tecnologias diferenciadas. A discussão sobre a regulamentação dos números, como os novos 0303, pela ANATEL destaca a constante evolução no setor de telecomunicações. Entretanto, atualmente, não é possível binar os números 0800 nas ligações de saída.